O departamento de recursos humanos é considerado uma das áreas mais importantes para o sucesso de uma empresa. Ao contrário do que muitos pensam, os objetivos desse setor devem estar relacionados a criação de estratégias voltadas à gestão de pessoas e não somente à realização de atividades burocráticas e operacionais, como a contratação e demissão de funcionários.
Trabalhar bem a área de RH dentro de uma organização é muito importante para o desenvolvimento dos colaboradores e a melhoria dos seus processos de trabalho. Quando o funcionário sente que a empresa se preocupa com a sua vida pessoal e profissional, conseguir motivá-lo e engajá-lo se torna muito mais fácil.
Esse processo de focar em táticas que irão promover a satisfação dos funcionários é uma tarefa fundamental para a gestão de pessoas e recursos humanos. Quando bem planejadas, refletem diretamente nos resultados financeiros da organização.
Leia esse artigo e conheça a relação entre recursos humanos e gestão de pessoas
Mas, como posso motivar os meus funcionários? De que forma esse engajamento pode ser criado?
A seguir irei te ensinar os melhores métodos e ferramentas para aprimorar o seu processo de trabalho e, consequentemente, incentivar a motivação e a alta produtividade da sua equipe.
Aprimorando a sua gestão
O processo de gestão em recursos humanos é essencial para promover o alto desempenho das equipes. Diante disso, é comum encontrarmos empresas que estão terceirizando a parte burocrática do departamento de RH e estimulando que os profissionais dessa área foquem naquilo que realmente importa para a organização: a gestão de pessoas.
Assim, encontrar maneiras de aprimorar constantemente o processo de gestão tem se tornado imprescindível. Algumas técnicas comprovadas em estudos e pesquisas podem te ajudar nesse processo. Elencamos as 6 práticas mais utilizadas nas empresas ao redor do mundo.
Vamos lá?
1 – Reduzir o ritmo de trabalho
Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para alcançar a alta produtividade e ter mais qualidade de vida no trabalho. Mas, ainda assim, desconectar-se completamente do trabalho durante as horas vagas tem se tornado uma tarefa difícil.
Veja esse checklist e aprenda 7 dicas poderosas para ter mais qualidade de vida no trabalho!
Segundo uma pesquisa feita pela Career Builder nos Estados Unidos, cerca de 40% dos entrevistados executam alguma atividade profissional durante o tempo livre.
No Brasil a realidade não é diferente. Um levantamento global realizado pela Randstad, empresa multinacional de recursos humanos, mostrou que 63% dos trabalhadores brasileiros atendem o telefone e respondem e-mails do trabalho fora do expediente.
É preciso reduzir o ritmo e desligar-se das tarefas profissionais fora do horário de trabalho. E essa dica é válida para gestores e colaboradores! Converse com a sua equipe e incentive a organização da rotina de trabalho de forma que a finalização das tarefas seja possível.
2 – Compreenda a cultura organizacional
É preciso que gestores e colaboradores estejam alinhados à cultura organizacional da empresa. Por isso, reflita sobre os valores defendidos pela organização e estude a missão e visão de futuro que ela deseja alcançar.
Gerir uma equipe que possui sinergia com a empresa é muito mais simples e recomendado. Então, analise o perfil de cada colaborador e identifique aqueles que não estão engajados com os objetivos e crenças organizacionais. Feito isso, promova debates, conversas ou treinamentos para educá-los e alinhá-los à organização.
3 – Entenda que cada pessoa é de um jeito
Cada funcionário possui habilidades e pontos a melhorar que são únicos e, para realizar uma gestão de recursos humanos eficaz é preciso compreender e respeitar essa individualidade.
Em avaliações de desempenho, converse com os funcionários de acordo com o perfil e desempenho de cada um. Desenvolver um critério único é altamente prejudicial para a empresa e o próprio colaborador, que não saberá com exatidão os pontos que precisam ser melhorados ou aprimorados.
4 – Ofereça planos de carreira
O plano de carreira é um método que estipula o caminho que o funcionário percorrerá dentro da organização para alcançar a posição hierárquica desejada, determinando quais as competências e habilidades são necessárias para que isso aconteça.
Desenvolver um plano de carreira voltado para as necessidades e anseios dos seus colaboradores é um dos passos mais importantes no processo de aprimoramento da sua gestão em recursos humanos. Essa metodologia é responsável por aumentar significativamente os níveis de engajamento e motivação da sua equipe, evitando a perda de recursos selecionando novos funcionários.
5 – Converse com os seus funcionários
Entender o que está incomodando a sua equipe é essencial para aprimorar o seu processo de gestão. Converse com cada um e identifique quais pontos precisam ser melhorados dentro do setor de RH e na empresa como um todo. Lembre-se, funcionário satisfeito é sinônimo de bons resultados e alta produtividade.
Uma forma de acompanhar os índices de satisfação é realizar pesquisas de clima organizacional em um intervalo específico de tempo. Além disso, você pode monitorar os indicadores de desempenho de cada colaborador e detectar os motivos que estão levando a um baixo ou alto desempenho, oferecendo um feedback claro e efetivo.
6 – Utilize a tecnologia a seu favor
Usar a tecnologia em gestão de recursos humanos como aliada aos métodos convencionais de gestão de recursos humanos é uma forma inteligente de otimizar o seu tempo e esforço com as tarefas diárias. Diversas plataformas e aplicativos podem ser usados para auxiliá-lo no processo de reconhecimento e bonificação dos funcionários.
Um exemplo é a gamificação no trabalho, que utiliza a dinâmica dos games para incentivar e motivar os funcionários. Com o uso de uma ferramenta de gestão estratégica de recursos humanos adequada aos objetivos da empresa, como o Salpinx, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada funcionário e oferecer um feedback conciso e transparente.
Conclusão
Os profissionais de RH são essenciais para manter a motivação e engajamento dos colaboradores. É essa área que é responsável pela criação de processos que transformam o ambiente de trabalho e promovem a qualidade de vida dos funcionários.
Porém, é preciso que as empresas invistam no desenvolvimento e aprimoramento da gestão de recursos humanos como algo estratégico e menos burocrático. Somente assim, os gestores poderão desempenhar o papel de guiar os colaboradores até o caminho responsável por resultados relevantes e crescimento profissional.
Quer melhorar ainda mais o seu processo de gestão de pessoas? Baixe o nosso infográfico e conheça os 4 maiores vilões da produtividade e como vencê-los!