É comum encontrarmos profissionais que acreditam que a chave para o sucesso é trabalhar incansavelmente. Porém, não é bem assim que as coisas funcionam. Há uma diferença visível entre ser ocupado e ser produtivo. Para alcançar a alta produtividade no trabalho o foco deve ser trabalhar com inteligência.
Existem diversas barreiras que prejudicam a produtividade no trabalho, como a falta de organização e o excesso de distrações no ambiente de trabalho. Então, como manter-se motivado e concentrado para obter resultados relevantes?
Ser produtivo exige dedicação e autodisciplina. É preciso conhecer a sua rotina e quais as maiores dificuldades encontradas ao longo de um dia de trabalho. Para isso, observe quais são as metas estipuladas pela empresa e avalie se você está no caminho certo para que elas sejam alcançadas.
E não pense que será uma tarefa impossível. Diversas pesquisas e estudos já comprovaram que alguns hábitos simples são extremamente eficazes para evitar os vilões da produtividade no trabalho e estimular o alto desempenho.
Quer conhecer as melhores práticas comprovadas pela ciência para melhorar os seus resultados? No artigo de hoje irei te contar!
Vamos lá?
1 – Dividir o dia em períodos
Uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal observou que funcionários de uma empresa são interrompidos aproximadamente a cada três minutos, sendo que demoram cerca de 23 minutos para voltarem à tarefa original. E porque isso acontece?
Segundo a neurociência, o cérebro humano consegue manter-se focado num único objeto apenas por 60 minutos. Depois desse período a concentração diminui consideravelmente e ficamos mais propensos às distrações.
A dica é trabalhar sem interrupções durante determinado período de tempo, e então fazer um intervalo para descansar as áreas ativas no cérebro. Existem diversas técnicas que utilizam essa metodologia, como a técnica pomodoro. Ela se baseia na ideia da divisão do trabalho em blocos de 25 minutos de produção e 5 minutos de descanso.
Acesse esse artigo e veja outras dicas para administrar o seu tempo no trabalho de maneira eficaz!
Transformar essa dica em hábito irá te ajudar a evitar a procrastinação e manter a concentração sempre ativa.
2 – Dizer “não”
Um hábito que é pouco praticado dentro das empresas é dizer “não” para as tarefas que geram pouco ou nenhum resultado. Segunda a Lei de Pareto, 20% do esforço produz 80% dos resultados; no entanto, 20% dos resultados consomem 80% do esforço. Ou seja, devemos nos concentrar nas atividades mais importantes, responsáveis pelos esforços que produzem 80% dos resultados.
É como disse Warren Buffet: "a diferença entre as pessoas bem-sucedidas das pessoas muito bem-sucedidas é que as pessoas muito bem-sucedidas dizem “não” a quase tudo".
Outra prática muito comum que deve ser negada são as horas extras em excesso. De acordo com os experimentos realizados por Henry Ford em 1926, quando reduzimos as horas diárias trabalhadas a produtividade aumenta. Foi assim que surgiu a semana de trabalho de 40 horas semanais.

Calculating Loss of Productivity Due to Overtime Using Published Charts — Fact or Fiction
3 – Não ser multitarefa
A multitarefa é confundida por muitos profissionais como sinônimo de qualidade e produtividade no trabalho. Entretanto, segundo estudos feitos pela American Psychological Association, realizar muitas atividades ao mesmo tempo pode provocar elevação dos níveis de estresse e reduzir em até 40% o desempenho.
Fazer várias atividades ao mesmo tempo só é possível quando elas possuem uma carga cognitiva muito baixa. Por exemplo, caminhar enquanto escuta música. Por isso, é importante planejar o seu dia de trabalho com antecedência, de modo que seja possível priorizar uma tarefa por vez.
4 – Gamificar o trabalho
Transformar o processo de trabalho em algo divertido e agradável é uma excelente prática para aumentar os níveis de produtividade e qualidade de vida no trabalho. Conhecida como gamificação, essa técnica utiliza as dinâmicas e elementos dos games para motivar e engajar os funcionários.
Existem diversas plataformas que fazem isso de forma automática e integrada ao computador, como o Salpinx. A ferramenta possibilita a criação de metas para os colaboradores e a aquisição de conquistas individuais a cada objetivo cumprido. Essas conquistas são acumuladas e podem garantir premiações reais.
Saiba como o Salpinx utiliza a gamificação para alavancar as empresas. Leia o artigo!
Implementar um sistema de gamificação na sua empresa pode turbinar a sua produtividade e de toda a sua equipe. Isso ocorre devido a habilidade que os games possuem para tornar a capacidade de raciocínio mais ágil e melhorar o pensamento estratégico.
5 – Caminhar
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford revelou que caminhar durante alguns minutos eleva os níveis de criatividade e auxilia no processo de formação de ideias originais. A pesquisa constatou que os voluntários tiveram um aumento de 60% na capacidade de imaginação.
Além dos benefícios encontrados na pesquisa, caminhar é uma excelente alternativa para descansar a mente e voltar ao trabalho com força total. Você não precisa dar longas voltas em uma praça para isso, pode caminhar no pátio da sua empresa ou ir até uma padaria do outro lado da rua.
6 – Ouvir música
O filósofo Friedrich Nietzsche dizia que, sem música, a vida seria um erro. E ele estava absolutamente certo! O hábito de ouvir música durante o trabalho é um ótimo recurso para evitar as distrações e manter o foco.
Entretanto, é preciso cuidado ao escolher um repertório. Por exemplo, uma música nova exige mais atenção do cérebro e pode provocar pequenas perdas de foco. Assim, é recomendado escolher canções que você já conheça.
7 – Eliminar a bagunça e o desconforto
Você sabia que o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo? Se você trabalha em um ambiente desorganizado será difícil conseguir alcançar a alta produtividade. Por isso, procure manter a sua mesa sempre limpa e organizada.
Além disso, a ergonomia também pode gerar distrações. É absolutamente impossível manter-se concentrado com dores pelo corpo.
8 – Alimentar-se bem
Trabalhar em jejum prejudica a concentração e reduz os níveis de produtividade no trabalho. Esse fato ocorre devido às grandes quantidades de energia que o sistema atencional consome. Quando o nível de glicose no sangue está muito baixo, sensações de cansaço e dispersão são facilmente percebidas.
De acordo com o psicólogo americano Travis Bradberry, consumir alimentos ricos em carboidratos complexos, como aveia e arroz integral, ajuda na manutenção dos níveis de energia por um longo período de tempo. Já os doces com açúcar refinado ou refrigerantes provocam um salto de energia temporário, por isso devem ser evitados.
Conclusão
Aumentar a produtividade no trabalho é uma das maiores metas e desafios de um profissional. Muitos possuem hábitos totalmente prejudiciais e não tomam nenhuma atitude de mudança. É importante observar essas práticas e quebrá-las.
Além disso, analise o ambiente de trabalho e verifique o que pode ser modificado para melhorar o seu desempenho e de toda a equipe. Você pode conversar com o seu chefe e convencê-lo de investir em qualidade de vida no trabalho, por exemplo. São diversas ações que promovem o aumento da produtividade e garantem resultados sempre positivos.
Gostou das dicas? No nosso guia definitivo para aumentar a produtividade você encontra outras práticas valiosas. Confira!