Webinar: Como se tornar um líder inspirador e triplicar o engajamento dos colaboradores

Você sabe qual diferença entre "chefe" e "líder"? Está sentindo sua equipe desengajada? Reunimos os CEOs da Smartalk e Salpinx para contar um pouco mais a experiência de gerenciar projetos, delegar equipes e como disseminar uma cultura corporativa saudável e eficiente entre os colaboradores de uma empresa. Assista ao webinar!

Rodrigo Moreira

CEO da Smartalk

Somos uma empresa especializada em desenvolver apresentações de impacto baseada nos nossos pilares de PDC - Performance, Design e Conteúdo.

Márcio Bernardino

CEO da Salpinx

Transformamos a maneira que os gestores e colaboradores lidam com seus projetos e tarefas, usando soluções inovadoras em autogestão, KPIs e gamificação.

Perguntas e respostas:

Outras dúvidas não respondidas durante o webinar

1. Como posso aproximar a equipe para que todos falem a mesma língua? (Elias Siqueira)

O primeiro passo é manter todos os colaboradores alinhados com o discurso e os objetivos organizacionais. Eles precisam compreender (e se identificar) com os valores da empresa, sua cultura e crenças. Uma dica de ferramenta que pode ajudar é o storytelling, neste artigo da Smartalk você conhece melhor a técnica.

2. Quais os princípios do engajamento? (Adilson Marchessotti)

Os princípios que devem ser levados em consideração ao engajar uma pessoa são os seguintes:

- Engajar requer reciprocidade, ou seja, uma pessoa também espera ser reconhecida por seus esforços;

- As formas de engajar uma pessoa não são as mesmas para outra;

- Para engajar sua equipe você precisa conhecer suas necessidades e como ela se sente dentro da empresa;

- Quanto mais rápido for o reconhecimento, maior será o engajamento gerado;

- Engajar é um processo conduzido por experiências individuais (com a empresa, colegas de trabalho e etc).

3. Qual a melhor ferramenta para acompanhamento dos liderados? (Fernando)

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a acompanhar os colaboradores e ajudá-los a crescer profissionalmente. Separamos algumas muito importantes neste artigo da Salpinx.

4. Como fazer a equipe não perder o foco de suas metas? (Ronaldo Cerqueira)

Por meio de um acompanhamento direcionado dos indicadores de desempenho e o uso de técnicas de motivação, como a gamificação. Saiba mais neste infográfico produzido entre a Salpinx e a Smartalk.

Também é importante que as metas sejam definidas claramente e em conjunto com a equipe. Por exemplo, através da definição de OKRs ou indicadores de produtividade individuais/em equipe.

5. Como identificar o que inspira os meus colaboradores diretos e indiretos? (Antônia Arcanjo)

Pesquisas de clima organizacional e questionários direcionados ajudam bastante na identificação das necessidades, inspirações e pensamentos dos colaboradores. Diante disso, se torna fundamental construir canais de comunicação diversificados que permitam ao gestor ouvir toda a equipe igualmente.

6. Qual a principal característica de um bom líder? (Edson Sanches)

Um líder precisa saber ouvir sua equipe e agir assertivamente, não focando apenas no crescimento quantitativo, mas também na qualidade de vida dos funcionários e naquilo que eles desejam.

Além disso, um bom líder constrói relacionamentos sem precisar ser excessivamente autoritário. É o que chamamos de liderança lateral, assunto que o explicamos melhor neste infográfico.

7. Como posso diminuir a rotatividade de colaboradores? (Ronaldo Cerqueira)

Há uma série de alternativas para diminuir a rotatividade de colaboradores, esse artigo da Salpinx fala sobre uma técnica inovadora que usa da autonomia para resolver esse problema: a autogestão.

8. O empoderamento é uma ferramenta para uma liderança inspiradora? (Valer Crispim)

Empoderar é deixar bem claro para o colaborador que ele tem autonomia dentro da empresa para inovar seus processos ou até mesmo propor mudanças para a empresa. Isso também é uma forma de motivar e incentivar a superação constantemente.

9. Como manter a motivação da equipe em uma empresa que vive em crise e sem perspectiva de crescimento a curto prazo? (Gabriel Garbes)

Esses dois artigos mostram algumas dicas que podem ajudar a manter a motivação nesses cenários:

- Como liderar uma equipe em tempos de crise
- 10 conselhos de gestão para crescer durante a crise

10. Vocês recomendam algum livro ou curso sobre o assunto? (Isac Dickel)

Neste link você encontrará diversas dicas de TED’s sobre liderança e motivação que todo gestor precisa assistir. Além disso, o blog da Salpinx e da Smartalk estão repletos de dicas bem interessantes sobre os assuntos abordados no webinar.

Sobre a
Salpinx

Sobre a
Smartalk

Chancelada pela Microsoft, o Salpinx é uma plataforma de gestão do desempenho que ajuda gestores na administração de seus projetos e transforma a relação dos colaboradores com o seu trabalho para um modelo de alta performance, atráves da autogestão leva para dentro das empresas um bom clima organizacional e qualidade de vida. 

Conheça mais​

A Smartalk é uma empresa de produção de apresentações matadoras para vendas, empresas, startups e palestrantes e pode te ajudar nessa tarefa! Por meio de uma metodologia de trabalho própria, auxiliamos nos processos de planejamento, de roteirização (storytelling), de criação e de treinamento de clientes.

Conheça mais​