Webinar: Recrutar novos talentos ou promover aqueles que já estão na empresa?

Você conhece as melhores práticas de recrutamento e seleção de novos talentos? Reunimos os especialistas da Salpinx, 99jobs e Solides para contar um pouco mais suas experiências com atração, recrutamento, seleção e retenção de talentos. Assista ao webinar!

Mônica Hauck

CEO da Solides

COO, Historiadora pela UFMG, pós-graduada em Culturas Políticas na UFMG, MBA em Administração de Negócios na FGV, graduada em Entrepreneurship and innovation em Stanford (U.S) e Professional Coaching no IBC.

Eduardo Migliano

CEO da 99jobs

Formado em Comunicação na ESPM-SP com especialização pela Libera Universitá di Milano na Itália. É um dos fundadores do 99jobs.com, uma comunidade colaborativa online de carreira.

Davis Bernardino

Convidado Salpinx

Com 25 anos de experiência nas áreas de gestão de pessoas e gestão por resultados, atuou como palestrante pela Good Shepherd Seminary e Brazilian Seminary em New Jersey (USA).

Perguntas e respostas:

Outras dúvidas não respondidas durante o webinar

1. Como melhorar o desempenho e atingir altos níveis de satisfação empresarial? (Joelma Mafanela)

Existem várias técnicas que podem ajudar neste aspecto, como implementar pesquisas de clima organizacional e acompanhar os indicadores de desempenho de cada colaborador. Com essas simples ações podemos identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados e agir diretamente neles. 

Recomendamos os seguintes artigos:

- Como avaliar a satisfação do funcionário no ambiente da empresa
- Satisfação dos profissionais brasileiros com a qualidade de vida no trabalho
- 14 indicadores de clima organizacional que a sua empresa deve acompanhar

2. Existe um programa de acompanhamento de gestão dos funcionários? (Fernando)

Há uma técnica chamada gestão de desempenho que é excelente para fazer o acompanhamento dos funcionários. Ela é focada na aprendizagem e desenvolvimento, não objetivando apenas a identificação de falhas, mas também uma motivação e valorização dos esforços da equipe. 

Os artigos abaixo são bem interessantes:

- Gestão de desempenho: o que é e como acompanhar online
- Porque a avaliação de desempenho tradicional está ultrapassada?
- Como elaborar um modelo de avaliação de desempenho dos seus colaboradores?

3. Na entrevista de seleção há alguma pergunta chave que deve ser feita? (Marta Andrade)

Isso depende muito do perfil da empresa, da vaga e do candidato pretendido. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar na melhor condução da entrevista - não necessariamente apenas ligado às perguntas que serão feitas. Leia os artigos abaixo, bastante esclarecedores sobre sua dúvida: 

- Processo seletivo: o que avaliar nas diferentes etapas? 
- Contratação de colaboradores: perguntas essenciais feitas antes de contratar
- 11 perguntas para entrevistas inusitadas e por que elas funcionam

4. Como ajudar um colaborador que é bom, mas se perde nos detalhes e não performa bem? (Susie Negrão)

Uma dica é usar métodos motivacionais, dar feedbacks constantes e acompanhar de perto a performance desse colaborador por meio dos indicadores de produtividade. Outra recomendação é adotar uma técnica diferenciada para estimular o aumento de desempenho, como a gamificação. 

Saiba mais nos artigos abaixo: 

- Feedback em tempo real: 6 razões para esquecer as avaliações anuais
- Como avaliar e melhorar a produtividade de um funcionário
- Gamificação: como aplicar na gestão de RH?

5. Como usar o recrutamento para fortalecer uma marca empregadora? (Carolina Bento)

Leia os artigos abaixo, são bem esclarecedores sobre esse assunto: 

- Entenda o que é employer branding
- Adote essas 4 melhores práticas de employer branding

6. Qual a importância de ser inovador na condução de processos seletivos? (Luciana Dutra)

Inovar deve ser um requisito básico em todas as áreas, principalmente no RH. É importante acompanhar as tendências e se adaptar rapidamente para conduzir processos mais direcionados e alinhados com o mercado. Confira algumas dicas: 

- Saiba como o design thinking pode inovar seu RH 
- 12 sinais de que sua gestão de pessoas está ultrapassada

Column 2

Chancelada pela Microsoft, o Salpinx é uma plataforma de gestão do desempenho que ajuda gestores na administração de seus projetos e transforma a relação dos colaboradores com o seu trabalho para um modelo de alta performance, atráves da autogestão leva para dentro das empresas um bom clima organizacional e qualidade de vida. 

Conheça mais​

A Solides é uma empresa especialista em software para gestão de pessoas sob a perspectiva comportamental. Através do people analytics, da análise preditiva e da inteligência artificial, automatizamos processos de RH promovendo redução de custos de rotatividade e aumento de produtividade com engajamento de colaboradores.

Conheça mais​

A 99jobs é um software de contratação de pessoas com uma plataforma onde empresas podem construir a sua marca empregadora e atrair pessoas apaixonadas pelo que fazem! Além disso, conta com uma série de ferramentas para a divulgação de oportunidades, otimização e gerenciamento de processos seletivos e hunting de talentos.

Conheça mais​